Mestrado em Ciências da Linguagem (Interinstitucional UNICAP/UNICATÓLICA) – Curso em Andamento

Categorias: ,

SOBRE O MINTER – MESTRADO INTERINSTITUCIONAL – Curso em Andamento

 

Confira abaixo o Resultado Final (Vagas Remanescentes) do processo de seleção para o MINTER – Mestrado em Ciências da Linguagem.

 

O Mestrado Interinstitucional (Minter) são turmas de mestrado conduzidas por uma instituição promotora (nacional) nas dependências de uma instituição de ensino e pesquisa receptora, localizada em regiões, no território brasileiro ou no exterior. São programas da CAPES que visam a formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico-cultural, científico-tecnológico e de inovação.

EDITAL – VAGAS REMANESCENTES:

Estão abertas, de 21 a 29 de março de 2019, as inscrições para a complementação de vagas remanescentes à turma MINTER do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem – Mestrado, com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Linguística. Confira o edital abaixo.

EDITAL:

 

ADITIVO AO EDITAL:

 

RESULTADO FINAL:

 

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES

  • INSTITUIÇÃO PROMOTORA

Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP
Centro de Teologia e Ciências Humanas – CTCH
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem – PPGCL
Endereço: Secretaria de Pós-Graduação
Rua Almeida Cunha, 245, Bloco G4, Térreo – Boa Vista – Recife, PE
CEP: 50050-480 – Fone: (81) 2119-4015
Site: http://www.unicap.br/ppgcl/

Coordenação Acadêmica
Nome: Profa. Dra. Roberta Varginha Ramos Caiado – (Currículo Lattes)
Cargo: Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem
Fone: (81) 98741-4445
E-mail: caiado.roberta@gmail.com

  • INSTITUIÇÃO RECEPTORA

Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA
Endereço: Rua Juvêncio Alves, n° 660, Centro Quixadá, CE
Cep: 63900-257 – Fone: (88) 3412-6702
Site: http://unicatolicaquixada.edu.br/

Coordenação Operacional
Nome: Profa. Dra. Stânia Nágila Mendes Vasconcelos – (Currículo Lattes)
Cargo: Professora em Tempo Integral
Fone: (88) 3412-6740 | (88) 99956-4658
E-mail: stanianagila@unicatolicaquixada.edu.br

O PROJETO

  • Quantidade de vagas: 15
  • Titulação dos alunos: Mestre em Ciências da Linguagem.
  • Área de Concentração: Teoria e Análise da Organização Linguística
  • Local das Aulas: Polo Universitário Santo Inácio
  • Cidade: Fortaleza – Ceará
  • Investimento: R$ 1.110,00 (Mensalidade) x 30 parcelas
  • Edital de Seleção 2019: CLIQUE AQUI

  • Aditivo ao Edital de Seleção 2019: CLIQUE AQUI

  • Apresentação

O Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem, destina-se a profissionais que desejam aliar ensino e pesquisa em suas atividades profissionais, seja qual for sua área, que deseje desenvolver para isso seu domínio na relação linguagem e sociedade, em sua área de conhecimento. Esse cientista, seja qual for seu domínio de conhecimento, tornar-se-á um sujeito capaz de refletir sobre seus próprios instrumentos e seu objeto de estudo e pesquisa; por outro lado, há aqueles que desenvolverão seu conhecimento de linguagem para contribuir com eficácia para o ensino e aprendizagem da(s) língua(s), atuando seja no nível fundamental, médio ou superior.

Assim, graduados nos cursos de Comunicação, Pedagogia, Letras, Ciências Contábeis, Administração, Sistemas de Informação, História, Artes, Direito, enfim, envolvidos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, quer sejam professores pesquisadores ou profissionais de diferentes áreas (das IES envolvidas ou não), que desejem galgar novos espaços de atuação, dada sua formação, em um curso com as características do nosso, constituído por especialistas capazes de praticar a interdisciplinaridade, e por serem formados, nas condições que oferecemos neste curso, para se tornarem pesquisadores em suas diferentes áreas. Ressalta-se que o ponto comum entre todas estas áreas é o conhecimento da linguagem na relação com a sociedade.

  • Área de conhecimento

Grande área: Linguística, Letras e Artes
Área do conhecimento: Psicolinguística – código 80105009

JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO PROJETO

Justificativa

A promoção de um Minter em Ciências da Linguagem é consequência natural da experiência acumulada pelo PPGCL/UNICAP na condução do mestrado e do doutorado, evidenciada pelo Conceito 5 obtido na última avaliação quadrienal. Além disso, em uma sociedade cada vez mais orientada por avançadas e dinâmicas tecnologias de informação e comunicação, que gera uma realidade altamente semiotizada, verifica-se uma demanda crescente por profissionais bem qualificados nos usos e na compreensão da linguagem, e a qualificação desses profissionais pode se dar de uma forma adequada, para o ensino e para outras atividades, por meio de um mestrado acadêmico.

Neste contexto, o Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem a ser realizado na cidade de Fortaleza/CE busca atender a uma carência de qualificação pessoal de alto nível para atuar no ensino superior. A oferta do Curso de Mestrado na modalidade MINTER pelo PPGCL, além de ajudar na formação de quadros competentes para o desenvolvimento da região Nordeste do país, contribui também para o cumprimento da função social da UNICAP. Ciente dessa função social, o PPGCL se organizou para desenvolver o projeto com a máxima qualidade, sem comprometer o funcionamento do Programa regular de mestrado e doutorado.

Relevância

O Estado do Ceará possui ótimos Programas com oferta mais tradicional de formação em Linguística e Literatura, porém o PPGCL apresenta, como dito acima, uma proposta diferenciada, marcada pela interdisciplinaridade e, assim, se qualifica para atender à demanda existente por profissionais qualificados para atuar em organizações públicas e privadas de ensino superior não só em cursos de Letras, mas em diversas áreas em que a linguagem desempenha um importante papel, como o jornalismo, a fonoaudiologia, a pedagogia, entre outros.

O Curso de Mestrado em Ciências da Linguagem ora proposto vem ao encontro das necessidades regionais, no que se refere à qualificação de profissionais de áreas distintas, com vistas às novas exigências de um mercado de trabalho cada vez mais seletivo.

A iniciativa também estabelecerá as primeiras condições para o desenvolvimento futuro de outros projetos de ensino e pesquisa entre as instituições envolvidas, contribuindo para ampliar o escopo das pesquisas e a qualidade da educação na região Nordeste. Ao mesmo tempo, vai ao encontro da política atual de consolidar as atividades de ensino e pesquisa nas regiões socialmente menos favorecidas. A UNICAP, como uma instituição de vocação humanística e comunitária, se compromete fortemente com tais ideais.

PLANO ACADÊMICO E VAGAS

O Projeto de Curso de Mestrado Interinstitucional em Ciências da Linguagem ora apresentado segue as diretrizes apresentadas pela CAPES (Ofício Circular nº 5/2018-DAV/CAPES) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESP) da UNICAP. Será promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), que obteve o Conceito 5 na avaliação quadrienal da Capes (2013-2016). O Curso a ser oferecido se orientará pelo Regimento Interno do PPGCL e pelo Regimento Geral da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNICAP e apresenta o mesmo padrão de qualidade do curso oferecido na sede.

O Curso tem a duração de 24 meses para a integralização de 24 créditos, sendo 18 créditos em disciplinas e 06 em trabalho de dissertação orientado. Curso reconhecido pela Portaria CAPES 1.077 de 31/08/2012, e recomendado com Conceito 5.

  • OBJETIVOS E METAS

O curso utilizará, em uma sistemática de ensino modular intensivo, técnicas, filosofias e tecnologias de comunicação e informação para aumentar a eficácia do processo ensino-aprendizagem.

Seguindo o mesmo padrão e características do curso oferecido na Sede, o curso tem por objetivo promover pesquisas sobre linguagem, em suas várias dimensões, e qualificar profissionais em Ciências da Linguagem (Letras e áreas afins) para pesquisa e produção do conhecimento em linguagem com o intuito de tornarem-se professores-pesquisadores reflexivos, formadores e disseminadores de conhecimento, incentivando o desenvolvimento da pesquisa na Região  Nordeste do Brasil, bem como preparando os profissionais para atuarem como docentes do ensino superior.

  • VAGAS

As vagas são oferecidas de acordo com a disponibilidade dos professores orientadores. Para a seleção da 1ª turma MINTER de 2019, serão oferecidas 15 (quinze vagas) com ingresso previsto para abril de 2019.

  • INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita pelo site www.unicap.br/PosGraduacao até o dia 11 de março de 2019 e a documentação, relacionada abaixo, pode ser entregue, até o dia 12 de março de 2019 até as 17:00, sob pena de indeferimento, no Polo Universitário Santo Inácio.  Av. Desembargador Moreira, 2355 – Dionísio Torres – Fortaleza – Ceará, de segunda a sexta, das 09h às 12h e das 12h às 17h. 

  • DOCUMENTAÇÃO

Os candidatos à seleção deverão apresentar para a Instituição Receptora os seguintes documentos:

  1. Diploma de graduação (cópia autenticada) devidamente registrado pelo órgão competente ou, na ausência deste, certificado de conclusão da graduação.
  2. Cópias autenticadas de RG e CPF.
  3. Certidão de Nascimento/Casamento ou Certidão com averbação de divórcio (cópia autenticada).
  4. Título de eleitor com comprovante da última eleição (cópia autenticada).
  5. Certificado de quitação com o serviço militar (cópia autenticada).
  6. Histórico escolar (cópia autenticada).
  7. Uma foto 3 x 4 coloridas e recentes.
  8. Requerimento justificando o interesse pelo curso e pela linha de pesquisa escolhida.
  9. Projeto de pesquisa (proposta preliminar).
  10. Carta de recomendação ou apresentação do candidato.
  11. Currículo Lattes (modelo CNPq site cnpq.br – Plataforma Lattes).
  12. Comprovante do pagamento da taxa de inscrição – R$ 200,00 (duzentos reais).

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISAS

Área de Concentração

Teoria e Análise da Organização Linguística

Linhas de Pesquisa

Linha 1: Aquisição, Desenvolvimento e Distúrbios da Linguagem em suas Diversas Manifestações

Esta linha acolhe estudo dos diferentes aspectos e elementos envolvidos no processo de aquisição da linguagem (aquisição da escrita, aquisição de segunda língua); singularidades; desvios e distúrbios da linguagem. Nessa perspectiva, também são desenvolvidos trabalhos na abordagem de multimodalidade, da enunciação e em interface com a literatura, entre outros.

Linha 2: Processos de Organização Linguística e Identidade Social

Esta linha está aberta a propostas de estudo da organização do texto e do discurso com base nas contribuições de diversas teorias, entre elas a Linguística Textual e as Análises do Discurso (dialógica, francesa e crítica); prevê ainda o desenvolvimento de pesquisas concentradas na relação entre as tecnologias digitais e as ciências da linguagem; o papel da linguagem na construção do conhecimento e da organização sociocultural; representação social nos discursos escolares e de inclusão.

Entende-se que as Linhas de Pesquisa propostas são pertinentes para uma formação diversificada em Ciências da Linguagem, abrangendo não só os conhecimentos típicos da área de Letras, mas outros que se integram dinamicamente às demandas de áreas afins.

QUADRO DOCENTE

Todo o corpo docente do PPGCL está comprometido com a atuação no projeto.

NOME CPF ÁREA DE TITULAÇÃO
ANDRÉ LUÍS DE ARAÚJO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2868576979298620

005.377.186-99 Doutor em Literatura Comparada
BENEDITO GOMES BEZERRA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7286734462024652

256.822.453-34 Doutor em Letras/ Linguística
DÓRIS DE ARRUDA CARNEIRO DA CUNHA

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0061348175883853

218.091.944-15 Doutora em Ciências da Linguagem
FRANCISCO MADEIRO BERNARDINO JUNIOR

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1934903225521860

430.471.653-00 Doutor em Engenharia Elétrica
GLÓRIA MARIA MONTEIRO DE CARVALHO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2092610956805007

320.968.014-00 Doutora em Linguística
ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8530957006756153

030.061.954-50 Doutora em Letras
KARL HEINZ EFKEN

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4200543767832607

226.393.221-68 Doutor em Filosofia
MARIA DE FÁTIMA VILAR DE MELO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3199275542771594

52.555.144-20 Doutora em Psicologia
MOAB DUARTE ACIOLI

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4739234093928207

193.688.794-00 Doutor em Saúde Coletiva
NADIA PEREIRA DA SILVA GONÇALVES DE AZEVEDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0131079721638327

181.625.501-78 Doutora em Letras
RENATA FONSECA LIMA DA FONTE

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0139985837350218

040.634.564-39 Doutora em Linguística
ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1314050321131812

425.191.011-72 Doutora em Educação
ROBSON TELES GOMES

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1280195165073882

782.605.404-44 Doutor em Letras
WANILDA MARIA ALVES CAVALCANTI

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2811642126779464

053.755.684-20 Doutora em Saúde e Família
  • MÓDULO FUNDAMENTAL - DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

  • MÓDULO COMPLEMENTAR - DISCIPLINAS OPTATIVAS

  • MÓDULO ESPECÍFICO - LINHA DE PESQUISA 1: Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem em suas Diversas Manifestações

  • MÓDULO ESPECÍFICO - LINHA DE PESQUISA 2: Processos de Organização Linguística e Identidade Social

  • MÓDULO COMPLEMENTAR - Atividades Programadas