Especialização em Tanatologia, Suicídio e Processo de Luto – Curso em Andamento

Curso em Andamento

Área do conhecimento: Psicologia
Nível do curso: Especialização
Coordenação: Milena de Holanda Oliveira Bezerra – (Currículo Lattes)
Período de realização do curso: 16 de Maio/2019 a Outubro/2020

Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00

Local das Aulas: Polo Universitário Santo Inácio
Cidade: Fortaleza – Ceará

Funcionamento: As disciplinas com carga horária de 24 horas serão ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial, programado para o segundo ou terceiro fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, de 18h às 22h30, sextas-feiras, também de 18h às 22h30 e nos sábados subsequentes, de 07h30 às 12h e das 13h às 18h30. As horas restantes que completam a carga horária da disciplina (5hs) serão ministradas de forma virtual, através do AVA – ambiente de EAD da UNICATÓLICA.

As disciplinas com carga horária de 12 horas serão ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial, mas poderão ter duas disciplinas dentro do mesmo mês. Os encontros ocorrerão presencialmente às sextas-feiras, também de 18h às 22 e nos sábados subsequentes, de 8h às 12h e das 13h às 17h. Todas as disciplinas previstas acontecerão em 15 meses com mais 3 meses de TCC.

JUSTIFICATIVA

A necessidade de qualificar profissionais que trabalham direta ou indiretamente com situações de perdas, luto, separação e morte, ampliando seu alcance no manejo destas situações. Observamos a necessidade de atualização dos profissionais devido a mudanças na dinâmica das instituições e também a preocupação quanto à qualidade de atendimento. Verificamos ainda a necessidade de se estabelecer uma proximidade maior entre o discurso teórico e sua prática nas instituições.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Fornecer aos profissionais subsídios para o exercício de suas atividades no campo da clínica, hospital, escola e comunidade, possibilitando maior compreensão e formação de nova perspectiva para lidar com as perdas, o luto, a separação, com a própria morte, como também com a morte do outro.

Objetivos específicos:

  • Refletir criticamente as práticas profissionais, ampliando a percepção de si e do outro enquanto ser individual, social e cultural.
  • Oportunizar conhecimentos teóricos e métodos de trabalho.
  • Habilitar o profissional para o manejo das diversas situações do cotidiano hospitalar, clínica, escola e da vida comunitária.
  • Vivenciar, refletir e debater, possibilitando maior compreensão e formação de nova perspectiva para lidar com as perdas, o luto, a separação, com a própria morte, como também com a morte do outro.
  • Atualização profissional.

Carga horária:  360h

Número de vagas: 35

Público alvo: Graduandos e graduados de Psicologia e Cursos da saúde

  • Módulo I - Perspectivas Teóricas e Antropológicas da Tanatologia (120h)

  • Módulo II - Saúde Mental, Morte e Processo de Luto (120h)

  • Módulo III - Bioética, Educação para a Morte e Cuidados Paliativos (120h)

  • Módulo IV - TCC