Especialização em Juventudes: Transição e Construção de Futuro

Área do conhecimento: Psicologia do Desenvolvimento Nº CNPQ 7.07.07.00-6.
Nível do curso: Especialização.
Coordenação: Milena de Holanda Oliveira Bezerra – (Currículo Lattes).
Período de realização: Abril/2019 a Setembro/2020.

Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00

Local das Aulas: Polo Universitário Santo Inácio
Cidade: Fortaleza – Ceará

Funcionamento: Cada disciplina é ministrada uma vez ao mês, em um encontro presencial, programado para o segundo ou terceiro fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, de 18h às 22h30, sextas-feiras, também de 18h às 22h30 e nos sábados subsequentes, de 07h30 às 12h e das 13h às 18h30. As horas restantes que completam a carga horária da disciplina serão ministradas de forma virtual, através do AVA – ambiente de EAD da Unicatólica.

JUSTIFICATIVA

A ideia da oferta de um curso de especialização nasceu das discussões no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre as Juventudes – NEPEJ – da UNICAP/PE.

Constatou-se que não há oferta de um curso com similaridade á presente proposta em nosso Estado e região, nem tampouco no formato que pretende-se abordar. Assim, pode-se afirmar uma oportunidade de contribuir para a ampliação do conhecimento específico referente à fase de vida juvenil em questão.

A juventude enquanto categoria social tem surgido no cenário contemporâneo principalmente pelo viés da violência a que seus atores se entrecruzam nos papeis de algozes ou vítimas. Contudo, falar em juventude requer dialogar com as oportunidades educacionais, políticas e sociais abarcadas pelo campo do trabalho, saúde, lazer, emprego e renda que são efetivamente oferecidos enquanto políticas públicas ou privadas, na discussão de sua real eficácia, o que exige, portanto, formação e aprimoramento do fazer profissional daqueles que atuam junto aos jovens nos diversos espaços.

Acrescenta-se à importância deste conhecimento ao fato de ser este um período segmentado em várias e diferentes fases, marcado principalmente pela transição entre a adolescência e a vida adulta, característica que passa a definir e mover o jovem na perspectiva da construção de seu futuro. Em decorrência disso vão surgindo as várias juventudes, congregadas numa mesma sociedade, vivendo entre lemas e dilemas diferentes e similares, socialmente distantes e ao mesmo tempo próximos, já que todos são construtores e produto do nosso contexto.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Contribuir para a qualificação de profissionais que atuam ou buscam atuar no contexto de questões das juventudes.

Objetivos específicos:

  • Compreender as juventudes a partir de uma perspectiva histórica, social e cultural;
  • Fomentar discussões e trocas de experiências sobre questões das juventudes;
  • Analisar os diversos contextos juvenis de inserção ou exclusão e suas relações com problemáticas contemporâneas;
  • Conhecer as políticas públicas voltadas para as juventudes a fim de favorecer possibilidades de intervenção.

Carga horária:  360h

Número de vagas: 40

Público alvo: Graduados das áreas de humanas, saúde, educação, serviço social e áreas afins.

  • Módulo I - Aspectos Gerais da Juventude (120h)

  • Módulo II - Juventudes e Políticas Públicas (120h)

  • Módulo III - Temas Atuais sobre Juventude (120h)

  • Módulo IV - TCC