Especialização em Inovações Educacionais no Processo de Aprendizagem

Área do conhecimento: Educação
Nível do curso: Especialização
Coordenação: Prof.ª Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – (Currículo Lattes)

Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00

Local das Aulas:
Polo Universitário Santo Inácio
Cidade: Fortaleza – Ceará

Funcionamento: As disciplinas com carga horária de 24 horas serão ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial, programado para o segundo ou terceiro fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, de 18h às 22h30, sextas-feiras, também de 18h às 22h30 e nos sábados subsequentes, de 07h30 às 12h e das 13h às 18h30. As horas restantes que completam a carga horária da disciplina (5hs) serão ministradas de forma virtual, através do AVA – ambiente de EAD da Unicatólica.

 

JUSTIFICATIVA

Buscando promover um espaço de reflexão e debate a respeito de temas próprios da educação, e problematizando elementos da hipermodernidade, o curso de especialização também objetivará a problematização da realidade educacional, debatendo temas que dizem respeito não só as especificidades das áreas do conhecimento, mas também de temas específicos da educação como as teorias do currículo, a relação entre o Estado e a Economia na educação e as próprias práticas da pesquisa no âmbito educacional.

Cabe salientar que não somente nós e os futuros pós-graduandos, professores e/ou trabalhadores da educação, sejamos influenciados por essa hipermodernidade em nossas vidas, mas os próprios alunos da educação básica e suas famílias também. Esta constatação é feita por Gallo (2012, p. 23), quando afirma que

Vivemos em nossas salas de aula um aspecto dessa aceleração de que nos fala Lipovetsky. Onde está o tempo para a leitura, o tempo para a meditação, para a reflexão? Tudo são fluxos cada vez mais acelerados, o padrão das edições aceleradas de imagens que vemos em canais como a MTV e nos programas para adolescentes, como se a vida fosse um eterno videoclipe, uma sucessão de zappings nervosos no controle remoto. Tudo é fruição imediata, sem tempo para o pensamento organizado.

Neste sentido, surge uma forte necessidade de proporcionarmos aos docentes um espaço de reflexão mais aprofundado e menos “acelerado” sobre as temáticas educacionais, a fim de que os mesmos possam aperfeiçoar suas práticas docentes a partir dos estudos que serão realizados dentro do curso, bem como da pesquisa ou análise de alguma prática pedagógica que desenvolverão no trabalho final do curso.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Possibilitar ao professor uma formação abrangente nas dimensões: cultural, política, epistemológica, ética e estética, que o torne apto a desenvolver estratégias educativas inovadoras e democratizadoras de acesso ao conhecimento, numa perspectiva sócio-histórica.

Objetivos específicos:

Conhecer as metodologias criativas e inovadoras alinhadas com a realidade dos estudantes a partir da criação de ambientes sociais contextualmente ricos e problematizadores.

Dominar ferramentas tecnológicas que favoreçam uma aprendizagem ativa e desafiadora no contexto educacional.

Reconhecer a diversidade como riqueza a ser explorada, num esforço coletivo de apoio à aprendizagem, com a utilização e criação de recursos acessíveis e uma convivência de respeito, alteridade e aprendizagens criativas em que os estudantes são sujeitos de seu processo de aprendizagem.

Carga horária:  360h

Número de vagas: 35

Público alvo: Graduandos e graduados de todas as áreas.

  • Módulo I - Inovações nos Processos de Ensino (120h)

  • Módulo II - Inovações nos Processos de Aprendizagem (120h)

  • Módulo III - Inovações nos Processos de Gestão Educacional (120h)

  • Módulo IV - TCC