Especialização em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica

Coordenadora: Karla Bruna Nogueira Torres Barros – (Currículo Lattes)

Investimento: 20 parcelas de R$ 350,00

Local das Aulas: Polo Universitário Santo Inácio
Cidade: Fortaleza – Ceará

 

Funcionamento: As disciplinas com carga horária de 24 horas serão ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial, programado para o segundo ou terceiro fim de semana do respectivo mês, a depender dos feriados. Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, de 18h às 22h30, sextas-feiras, também de 18h às 22h30 e nos sábados subsequentes, de 07h30 às 12h e das 13h às 18h30. As horas restantes que completam a carga horária da disciplina (5h) serão ministradas de forma virtual, através do AVA – ambiente de EAD da UNICATÓLICA.

As disciplinas com carga horária de 12 horas serão ministradas uma vez ao mês, em um encontro presencial, mas poderão ter duas disciplinas dentro do mesmo mês. Os encontros ocorrerão presencialmente às sextas-feiras, também de 18h às 22 e nos sábados subsequentes, de 8h às 12h e das 13h às 17h. Todas as disciplinas previstas acontecerão em 15 meses com mais 3 meses de TCC.

JUSTIFICATIVA

O profissional Farmacêutico que atua na área Farmácia Clínica, necessita de aprimoramento constante frente às frequentes renovações do mercado, exigindo do profissional a competência que permita colocar em ação suas habilidades, conhecimentos e valores a fim de realizar ou alcançar seu objetivo profissional. Para desempenhar qualquer atividade, precisamos mobilizar uma ou várias habilidades, algumas que já desenvolvemos ao longo de nossas vidas e outras que aprenderemos a desenvolver para aplicar em uma atividade especifica.

Atualmente com a grande competitividade no mercado de trabalho, os profissionais precisam estar cada vez mais qualificados para terem condições de competir e este curso de especialização, faz parte de um programa de ensino e pesquisa promovido pelo Centro Universitário Católica de Quixadá – UNICATÓLICA que procura responder a uma crescente demanda de profissionais nesta área.

OBJETIVOS

Objetivo geral

Tornar o profissional de saúde capaz de reconhecer e resolver problemas, pensar, desenvolver e atuar preventivamente, avaliar resultados e compreender bases cientifica e tecnológicas na área do medicamento, promovendo a qualificação destes profissionais e sua interação com os pacientes.

Objetivos específicos

  • Formar profissionais farmacêuticos capazes de exercer a prática clínica em seus ambientes de trabalho;
  • Capacitar os profissionais que atuam nesta área para que melhor possam atender às novas exigências do mercado no caso a prescrição farmacêutica;
  • Utilizar sua formação para subsidiar a tomada de decisões que envolvam o conhecimento dos condicionantes clínicos, culturais, sociais e psicológicos que influenciam o comportamento dos usuários de medicamentos.

 

Carga horária:  360h

Número de vagas: 35

Público alvo: Farmacêuticos nas diversas áreas de atuação, tanto da área pública quanto das instituições privada; como farmácia comercial; farmácia com manipulação; farmácia hospitalar que necessitem de capacitação para se adequarem as novas exigências das normas da prescrição Farmacêutica.

  • Módulo I - Semiologia e Atenção Farmacêutica (120h)

  • Módulo II - Farmácia Clínica (120h)

  • Módulo III - Cuidado Farmacêutico (120h)

  • Módulo IV - TCC